segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Por que estudar história do Direito?

O estudo da História é fundamental, qualquer que seja a disciplina ou ramo de atividade, incluindo-se aí, evidentemente, o Direito. O estudo do passado é essencial para a melhor compreensão do presente e para a elaboração de perspectivas para o futuro, pois o processo de transformação não ocorre por saltos, mas pela dialética; ou seja, as rupturas são apenas parciais.

A história do Direito deve ser feita para atender ao Presente. O historiador é aquele que sabe que o presente não é autosuficiente, que possui uma longa trajetória temporal. O historiador sabe que o presente está saturado de passado e que, para se compreender e tornar-se mais eficiente, precisa tomar conhecimento e consciência do caminho percorrido.

A história do Direito precisa ser feita para oferecer a inteligibilidade das formas, discursos e instituições jurídicas do presente. Sem esta profundidade temporal, sem esta densidade histórica, sem a distância temporal do passado, o Direito-presente é enigmático, opaco, incapaz de se pensar e procurar as melhores soluções para os problemas jurídicos.

Saiba mais, através do site:

http://historiadodireitocivil.blogspot.com/search/label/Hist%C3%B3ria%20do%20Direito

Um comentário:

  1. para acrescentar acho que o direito não pode está vinculado a normas do positivismo jurídico,assim como a ciência não pode estar isolada de outras disciplinas que possam complementar.

    ResponderExcluir